evolucao-do-iphone
Tecnologia

Confira a evolução do Iphone em 10 anos!

O iPhone é um dos smartphones mais desejados, sobretudo por aqueles que gostam dos produtos da Apple. Mas você tem ideia de quantos modelos foram fabricados ao longo da evolução do iPhone? Ou mesmo como esse tipo de celular chegou ao mercado?

Para responder essas perguntas, redigimos este artigo e convidamos você a lê-lo até o final! Vamos lá?

A história da Apple

Antes de se tornar uma das empresas mais ricas do mundo, a Apple Inc. era uma pequena startup em Los Altos, Califórnia. Os cofundadores, Steve Jobs e Steve Wozniak, abandonaram a faculdade e queriam desenvolver o primeiro computador pessoal amigável do mundo.

Porém, seu trabalho acabou revolucionando a indústria de computadores e mudou a cara da tecnologia de consumo. Junto com gigantes da tecnologia, como Microsoft e IBM, a Apple ajudou a tornar os computadores parte da vida cotidiana, dando início à Revolução Digital e à Era da Informação.

Os primeiros anos

A Apple Inc. — originalmente conhecida como Apple Computers — começou em 1976. Os fundadores trabalharam na garagem de Jobs em sua casa em Los Altos, Califórnia. Em 1 de abril de 1976, eles lançaram o Apple 1, um computador de mesa que veio como uma única placa-mãe, pré-montada, diferente de outros computadores pessoais daquela época. Já o Apple 2 surgiu um ano depois, e o Apple 3, em 1980.

O primeiro computador doméstico com uma interface gráfica do usuário — uma interface que permite aos usuários interagir com ícones visuais — era o Apple Lisa. Esta máquina, no entanto, era bem grande. Jobs adaptou a tecnologia em um computador pequeno o suficiente para caber em um desktop.

O computador Macintosh

Em 1984, a Apple apresentou seu produto de maior sucesso até o momento, o Macintosh, um computador pessoal que vinha com tela e mouse integrados.

Em 1985, Jobs foi forçado a sair da empresa devido a desentendimentos com o CEO da Apple da época, John Scully. Ele fundou a NeXT Inc., uma empresa de computadores e softwares que mais tarde foi comprada pela Apple em 1997.

A invenção do iPhone

Dez anos depois, em 2007, a Apple ampliou seu alcance no mercado de eletrônicos de consumo com o lançamento do iPhone, um smartphone que vendeu mais de 6 milhões de unidades. Modelos posteriores do iPhone adicionaram uma infinidade de recursos, incluindo navegação por GPS, Touch ID e reconhecimento facial, além da capacidade de tirar fotos e gravar vídeos.

Em 2017, a Apple vendeu 223 milhões de iPhones, tornando o dispositivo o produto tecnológico mais vendido do ano. Sob o comando do CEO Tim Cook, que assumiu a Apple após a morte de Jobs em 2011, a empresa expandiu, lançando uma nova geração de iPhones, iPads, iMacs e MacBooks, além de novos produtos como o Apple Watch e o HomePod. Em 2018, a gigante tecnológica tornou-se a primeira empresa dos EUA a valer US$ 1 trilhão.

Os modelos da evolução do iPhone

Agora vejamos quais foram os iPhones fabricados ao longo da história.

O primeiro iPhone

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e tinha uma tela de 3,5 polegadas, resolução de 320×480 pixels, câmera de 2 megapixels e uma novidade: tecnologia touchscreen.

iPhone 3G

Um ano depois, em 2008, foi inaugurada a Apple Store, loja digital que permitia a compra de aplicativos e que mudou os hábitos de consumo de todos que tinham smartphones.

iPhone 3GS

Em 2009 foi lançado o 3GS, um aparelho com o dobro de espaço do 3G e com 32GB disponível para armazenar vídeos, fotos, apps, games e afins. A câmera passou de 2 para 3 MP e permitia gravar vídeo, além de acionar funções por comando de voz e bússola digital.

iPhone 4

Um ano depois do lançamento do 3GS, em 2010, surgiu o iPhone 4 e tudo mudou novamente. Ele foi o primeiro a receber uma câmera frontal que, hoje em dia, é essencial. Trouxe também o display de retina com uma unidade de processamento de 512 MB. Seu visual era mais fino que as versões anteriores.

iPhone 4S

Em 2011, mais um modelo é lançado pela Apple, o iPhone 4S. Como principais diferenças em relação aos demais, a câmera passou de 5 para 8 MP, e a capacidade de armazenamento foi ampliada para 64GB. Além disso, tivemos a estreia da Siri!

iPhone 5

O iPhone 4S vendeu quatro milhões de unidades só na primeira semana, porém, o iPhone 5 foi além, e alcançou a marca de cinco milhões de unidades na semana de seu lançamento em 2012. O novo iPhone trouxe o 4G, tela de Retina de 4″ (todos os anteriores tinham 3,5″), e memória RAM passou de 512 MB para 1GB.

iPhone 5S & iPhone 5c

A fim de tornar o iPhone mais acessível, a Apple lançou em 2013 o iPhone 5c e também uma versão 5S. O 5c tinha acabamento traseiro em plástico e era disponível em quatro cores; já o iPhone 5S ganhou uma versão dourada, identificação de digital para desbloquear a tela, processador A7, câmera traseira com dual flash e filmagem em câmera lenta.

iPhone 6 & 6 Plus

Lançados em 2014, o iPhone 6 tinha tela de 4,7″ enquanto a do iPhone 6 Plus era maior, possuía tela de 5,5″. O display de retina passou a ser em HD, e a capacidade de armazenamento foi ampliada para 128GB.

iPhone 6S & 6S Plus

Ambos foram lançados em 2015, e câmera do modelo passou de 8 para 12MP. Além disso, a memória foi duplicada para 2GB e também foi introduzida a tecnologia do touch-3D. O design teve uma série em alumínio para corrigir o problema de “bend-gate” que permitia entortar o aparelho.

iPhone SE

Lançado em 2016, o iPhone SE tinha as mesmas características do 6S, porém sem o touch-3D. Ganhou um acabamento rosa e teve como característica ser uma opção mais acessível ao mercado.

iPhone 7 & 7 Plus

No segundo semestre de 2016, a Apple lançou dois novos iPhones. O iPhone 7 trouxe resistência à água, bateria com carga mais durável e ausência de entrada dedicada para fone de ouvido via “AirPod”. Já o iPhone 7 Plus, além de tudo isso, tinha uma câmera traseira com duas lentes e armazenamento de 256GB.

iPhone 8 & iPhone 8 Plus

Em 2017 foram lançados o iPhone 8 e 8 Plus. As diferenças deles em comparação aos modelos anteriores se restringiram aos recursos de câmera, realidade aumentada, carregamento sem fio e novo processador.

iPhone X

Também lançado em 2017, o iPhone X veio em comemoração aos 10 anos do iPhone, tirando o iPhone 8 dos holofotes. A ausência do botão Home mudou a forma de navegar no iPhone e deixou mais espaço para a tela de 5,8″.

O sistema de reconhecimento facial, novos recursos de realidade aumentada e a câmera dupla otimizada são outras novidades que o modelo trouxe.

iPhone XR

Em 2018, a Apple também apresentou o iPhone XR, uma versão mais simples que as demais. Além da tela de 6,1″, o modelo também traz o processador Apple Bionic 12, iOS 12, bateria de maior duração e armazenamento máximo de 256GB.

Vantagens do iPhone em relação às outras marcas

Por fim, vejamos agora as principais vantagens do iPhone.

App Store

Embora a Google Play Store também tenha milhões de aplicativos, o iOS continua a ser o sistema operativo preferido por programadores. Ou seja, alguns aplicativos são entregues em primeira mão à App Store, tal como ocorreu com o Instagram.

Hardware e software

A harmonia que a Apple tem entre software e hardware faz com que o iPhone seja um produto mais estável. O próprio iOS é um sistema operativo bem intuitivo e fácil de usar, e o hardware desenvolvido pela Apple para os seus celulares é considerado um dos melhores do mundo.

Câmeras

Os smartphones da Apple têm sido, ao longo dos anos, os melhores quando o assunto é foto e vídeo. As fotografias do iPhone têm cores mais vivas e naturais, especialmente no modo retrato.

Gostou de saber como foi a evolução do iPhone ao longo do tempo? Gostaria de ter acesso aos nossos conteúdos nas redes sociais? Então, curta a nossa fanpage no Facebook e acompanhe os nossos posts!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *