,

Fechar todos os aplicativos economiza bateria?
Certamente você já fechou manualmente o aplicativos do seu iPhone ou já viu alguém fechando, com o objetivo de economizar bateria e memória RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório). Porém ao que tudo indica, o efeito é justamente o contrário.
junho 22, 2018 2:01 am Publicado por Deixe um comentário

Segundo o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple Craig Federighi, o sistema (iOS) é otimizado de tal forma que, forçar a parada das aplicações e em seguida abri-las novamente, causa muito mais consumo de memória RAM e por consequência de energia, que mantê-los abertos.

 

Esse é um erro frequente por conta das experiências anteriores com alguns computadores, e dispositivos portáteis onde manter uma grande lista de aplicações em segundo plano, causa uma queda drástica de rendimento, e até um consumo desacerbado de energia. O mesmo nao ocorre no iOS, os aplicativos nao somente podem, como devem se manter abertos.

 

Exemplificamos dizendo que tudo funciona como alguém trabalhando em uma grande mesa com diversos documentos (aplicativos) espalhados por ela. E fechar um aplicativo implica em organizar e guardar tudo em uma pasta, levantar-se da mesa e em seguida armazena-los em uma grande prateleira; Ao reabrir a aplicação, o processo se dá em sentido inverso, levantar-se da mesa, buscar pela pasta na imensa prateleira, dirigir-se à mesa novamente, abrir a pasta e reorganizar os documentos sobre a mesa, enquanto manter o aplicativo aberto seria apenas empilhar os documentos e colocá-los de lado na mesa, poupando processamento, memória e energia quando retornar ao aplicativo.

Tudo se confirmou quando Federighi foi questionado a respeito da prática por um cliente, e respondeu ao e-mail de maneira incisiva dizendo:

 

…não se deve fechar apps manualmente no iOS e isso não contribui com a autonomia da bateria…

 

Em seu site a Apple deixa bem claro que o ato de forçar a parada das aplicações não é benéfico ao sistema e que a função de encerramento forçado foi desenvolvida para casos em que o app falha, ou operara de maneira errada.

 

Imagem mostra o site da Apple com instruções sobre o Multi-tarefas e o encerramento forçado dos aplicativos.

 

 

…Os apps usados recentemente são exibidos ao clicar duas vezes no botão de Início. Eles não estão abertos, mas ficam no modo de espera para ajudar você a navegar e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Só force o encerramento de um app quando ele não estiver respondendo…

 

Alem da economia de energia, em testes, os especialistas do Hospital do iPhone, constataram que manter todas as aplicações abertas também causa grande redução no consumo de dados moveis.

Conclusão

 

Redução no processamento de dados, consumo de memória RAM, dados moveis e consumo de bateria.
Já temos argumentos mais que suficientes para deixarmos de forçar a parada dos aplicativos no iPhone agora mesmo!

 

Imagem ilustrativa, que mostra níveis de bateria do iOS 12, fazendo uma alusão ao consumo de energia

 

 

É claro que para toda regra há uma exceção, existem sim alguns aplicativos que consomem mais do que deveriam mesmo em segundo plano, como por exemplo o Waze, Facebook, e aplicativos de “tracking” geralmente utilizados para monitoramento e localização em corridas, caminhas, e exercícios de um modo geral. Alguns aplicativos de compras, e relacionamentos – como o Tinder, ou Happn -, também podem consumir mais que o ideal por utilizarem o rastreamento do iPhone a todo momento. Esses sim podem, e devem ser finalizados logo após o uso (desde que nao sejam finalizados e reaberto varias vezes por dia, é claro).

 

Aplicativos que são utilizados com baixíssima frequência – como o gravador por exemplo -,  também podem ser finalizados, uma vez que só retornará a utiliza-lo em alguns dias ou semanas.

Fontes:
https://daringfireball.net/2017/07/you_should_not_force_quit_apps
https://macmagazine.com.br/2017/07/22/pare-agora-de-fechar-apps-manualmente-no-ios-voce-so-esta-piorando-as-coisas/
https://macmagazine.com.br/2016/03/10/fechar-os-apps-que-estao-em-plano-de-fundo-ajuda-economizar-bateria-do-iphone/
Tag: , , ,

Este artigo foi escrito porlippcruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *